Pode-se dizer que a temporada do Fluminense se resumiu ao título da edição número um da Primeira Liga, que foi praticamente um torneio amistoso. Á parte disso, fracas campanhas e posições pouco animadoras carimbaram o ano tricolor.
Gustavo Scarpa: foi o ano do garoto. Atuações seguras e demonstrações de sua técnica e habilidade lhe renderam interesses de outros grandes e também o título de novo ídolo das laranjeiras, principalmente após a saída de Fred pelas portas dos fundos.
A principal novidade nas laranjeiras em 2017 é Abel Braga. O famoso “Abelão” tem muita identificação com o tricolor. E dos técnicos medalhões é o que mais recentemente teve sucesso comandando algum time no Brasil. Dentro de campo o flu vem investindo pouco. Destaque para a dupla equatoriana vice-campeã da libertadores: o meia Sornoza e o volante Orejuela
O fluminense tem peças interessantes, e Abel pode até montar um time competitivo se não perder seus principais jogadores. Entretanto, com times como Palmeiras, Flamengo e Santos mantendo e reforçando seus fortes elencos, o flu vai ter que voar para aspirar algo além de uma briga por uma vaguinha na libertadores.